História
A Câmara Municipal de Sapé, surgiu em substituição ao Conselho Municipal existente no ano de 1935. O conselho era formado por: Coronel Augusto Vieira Albuquerque Melo (presidente), Antônio de Albuquerque Uchoa, Franklin Maribondo Bezerra da Trindade, Moacyr Fernandes Cartaxo e José Augusto Meireles.
As reuniões do Conselho Municipal de Sapé, a princípio eram realizadas no município de Cruz do Espírito Santo, o qual Sapé era distrito. Algum tempo depois, tais reuniões foram realizadas em diversos locais sapeenses, entre eles os mais conhecidos: a Biblioteca Municipal (localizada na Praça João Pessoa) e a Prefeitura (localizada naquele momento na Av: Getúlio Vargas – atualmente este prédio sedia o anexo dos gabinetes dos vereadores). Com a inexistência de um espaço oficial, o Prefeito em exercício na época, o Exm.º Osvaldo Pessoa, acatou ao pedido dos conselheiros que solicitavam uma sede. Ele ampliou o prédio que na época funcionava a Escola de Música Ludugerio Barbosa que sediou a Câmara Municipal de Sapé.
A Câmara dos Vereadores passou a ser nomeada no dia 03 de Junho de 1964, quando o Vereador Manoel Coutinho Madruga sugeriu que constasse nos documentos dos anais da casa, o nome do prédio da câmara que passou a denomina-se: Augusto dos Anjos. O registro se encontra na Ata da segunda sessão ordinária referente ao primeiro período da reunião de 1964. Se fizeram presentes os seguintes vereadores, além da Mesa Diretora:
·Genival Henrique de Andrade (Presidente – Legislatura de 1963-964);
·Juraci Marques Ferreira (Vice- Presidente – Legislatura de 1963-1964);
· Pedro de Souza Coutinho (1º Secretário – Legislatura de 1963- 1964);
·Manoel Coutinho Madruga ;
·Pedro Querino Neto;
·Aristides Izequiel de Araújo;
·Natanael Irineu da Silva;
·José Alves da Cruz;
·Francisco Felizardo da Silva.
Patrono da Casa - Augusto dos Anjos
Augusto dos Anjos foi um poeta brasileiro, identificado muitas vezes como simbolista ou parnasiano, é conhecido como um dos poetas mais críticos do seu tempo, e até hoje a sua obra é admirada, tanto por leigos como por literários. Chegando a ser eleito como o paraibano do século no ano de 2001.
Nome completo: Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos;
Data de nascimento: 20 de abril de 1884;
Local de nascimento: Sapé, Bandeira Província da Paraíba;
Data de morte: 12 de novembro de 1914 (30 anos);
Local de morte: Leopoldina, Minas Gerais.
Espaço Físico
· Plenário
O Plenário da Casa Severino Damião da Silva, denominado pela Resolução Nº 002/2003. No período Legislativo sob a presidência do Sr. Derval Moreira de Araújo.
· Galeria da Câmara Municipal
A Galeria da Câmara Municipal dos Vereadores de Sapé, foi denominada de José Cândido de Oliveira Sobrinho, através da Resolução Nº 07/2008. Em 2012, a Casa passou por mais um processo físico e estrutural, com uma ampliação que permitiu comportar os 14 gabinetes. O Anexo leva o nome do Sr. Walter Serrano Machado, Lei Nº 1.109/12.