Câmara Municipal de Sapé

História

A Câmara Municipal de Sapé, surgiu em substituição ao Conselho Municipal existente no ano de 1935. O conselho era formado por: Coronel Augusto Vieira Albuquerque Melo (presidente), Antônio de Albuquerque Uchoa, Franklin Maribondo Bezerra da Trindade, Moacyr Fernandes Cartaxo e José Augusto Meireles.

As reuniões do Conselho Municipal de Sapé, a princípio eram realizadas no município de Cruz do Espírito Santo, o qual Sapé era distrito.  Algum tempo depois, tais reuniões foram realizadas em diversos locais sapeenses, entre eles os mais conhecidos: a Biblioteca Municipal (localizada na Praça João Pessoa) e a Prefeitura (localizada naquele momento na Av: Getúlio Vargas – atualmente este prédio sedia o anexo dos gabinetes dos vereadores). Com a inexistência de um espaço oficial, o Prefeito em exercício na época, o Exm.º Osvaldo Pessoa, acatou ao pedido dos conselheiros que solicitavam uma sede. Ele ampliou o prédio que na época funcionava a Escola de Música Ludugerio Barbosa que sediou a Câmara Municipal de Sapé.

A Câmara dos Vereadores passou a ser nomeada no dia 03 de Junho de 1964, quando o Vereador Manoel Coutinho Madruga sugeriu que constasse nos documentos dos anais da casa, o nome do prédio da câmara que passou a denomina-se: Augusto dos Anjos.  O registro se encontra na Ata da segunda sessão ordinária referente ao primeiro período da reunião de 1964. Se fizeram presentes os seguintes vereadores, além da Mesa Diretora:

·Genival Henrique de Andrade (Presidente – Legislatura de 1963-964);

·Juraci Marques Ferreira (Vice- Presidente – Legislatura de 1963-1964);

· Pedro de Souza Coutinho (1º Secretário – Legislatura de 1963- 1964);

·Manoel Coutinho Madruga ;

·Pedro Querino Neto;

·Aristides Izequiel de Araújo;

·Natanael Irineu da Silva;

·José Alves da Cruz;

·Francisco Felizardo da Silva.

Patrono da Casa - Augusto dos Anjos

Augusto dos Anjos foi um poeta brasileiro, identificado muitas vezes como simbolista ou parnasiano, é conhecido como um dos poetas mais críticos do seu tempo, e até hoje a sua obra é admirada, tanto por leigos como por literários. Chegando a ser eleito como o paraibano do século no ano de 2001.

Nome completo: Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos;

Data de nascimento: 20 de abril de 1884;

Local de nascimento: Sapé, Bandeira Província da Paraíba;

Data de morte: 12 de novembro de 1914 (30 anos);

Local de morte: Leopoldina, Minas Gerais.

Espaço Físico

·   Plenário

O Plenário da Casa Severino Damião da Silva, denominado pela Resolução Nº 002/2003. No período Legislativo sob a presidência do Sr. Derval Moreira de Araújo.

pl
pl2

·   Galeria da Câmara Municipal

A Galeria da Câmara Municipal dos Vereadores de Sapé, foi denominada de José Cândido de Oliveira Sobrinho, através da Resolução Nº 07/2008. Em 2012, a Casa passou por mais um processo físico e estrutural, com uma ampliação que permitiu comportar os 14 gabinetes. O Anexo leva o nome do  Sr. Walter Serrano Machado,  Lei Nº 1.109/12.

gl
gl2